sexta-feira, 29 de junho de 2012

Parque do Sauípe-Bahia


                                                           PARQUE SAUÍPE

As ações do parque são voltadas para promoção do desenvolvimento sustentável, educação ambiental e a promoção da cultura, ciência e ecoturismo.   

   O Parque Sauípe fica localizado na Rodovia BA 099 – Km77 – Linha Verde, a 3,5Km de Costa do Sauípe. Primeiro parque temático ambiental do litoral brasileiro, o Parque Sauípe foi aberto ao público em dezembro de 2006. Funciona com um projeto misto de conservação ambiental e turismo ecológico em uma área de 66 hectares de mata atlântica, com bosques de sucupira, ipê, açaí, mangueira, e pupunha, lagoas e nascentes, além de espécies raras de animais, como o macaco-prego-de-barriga-amarela.
O Parque Sauípe apresenta uma matriz de entretenimento, com diversas atividades, como trilhas interpretativas no meio da floresta, circuitos de tirolesa, mountain bike, mirante, caiaques e túneis de observação da fauna. Além disso, há a matriz ambiental que contempla os programas de responsabilidade social da Cetrel, como o Programa de Estudo e Preservação da Fauna, o Programa de Educação Ambiental e o Sítio Ecológico.
    Um dos destaques do Parque Sauípe é o Museu de História Natural, que a Cetrel transferiu de sua sede no Pólo de Camaçari. Destaque para os achados arqueológicos de antigas tribos tupinambás habitantes do Litoral Norte, coletados e catalogados pelo arqueólogo Paulo Zanettini, mostrando a história da ocupação humana na região. Junto ao circuito comum de visitação, o museu oferece uma estrutura dinâmica e interativa, com biblioteca virtual de educação ambiental, espaço reservado para exibição de vídeos e filmes e área para exposição. E a sala de taxidermia com exposição permanente de animais da mata atlântica.
  Entretanto a conservação da Mata da Mata Atlântica é um desafio, pois nosso conhecimento sobre sua biodiversidade ainda permanece fragmentado. Além disso, a Mata Atlântica é hoje responsável por quase 70% do PIB nacional, abriga mais de 60% da população brasileira, e possui as maiores extensões dos solos mais férteis do país. Para a Mata Atlântica muita prioridades de conservação são conhecidas, mas há ainda uma tarefa importante a fazer, que é de traduzir estas prioridades para uma linguagem comum e em um esforço conjunto para sua efetiva conservação.
A visita de campo é de grande importância para nós educadores, pois podemos promover esse tipo de trabalho com os nossos alunos, é necessário que eles vivenciem na prática, não basta falar é preciso vivenciar, porque conhecendo de perto é mais fácil convencer os nossos educandos da importância desse bioma para a sobrevivência do Planeta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário